Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Camellia

Um (possível) guia para 2017

fmd_cru6otk-cathryn-lavery.jpg

 

 

O fim do ano traz alguma ponderação e balanço sobre o que vivemos nos últimos  meses. Pensamos no que conseguimos alcançar através do nosso esforço e nas oportunidades disfrutadas. Felizmente estamos sempre a aprender e temos por isso a hipótese de reajustar alguns hábitos aos objetivos planeados. Partilho assim algumas sugestões que funcionam comigo.

 

 

Para cada mês podemos definir objetivos, os quais  representem algo a concluir até o final dos 30/31 dias ou algo mais a longo prazo. Nesse caso, em cada mês poderão avaliar o que conseguiram alcançar que contribuiu para no futuro atingir essa meta. Em cada semana importa definir prioridades de acordo com o estabelecido para assim evitar dispersar e perder o foco! Para além disso, à medida que subimos pequenos degraus, a satisfação e confiança aumentará.

 

 

Talvez um plano mais conciso que incluia determinar o tempo dispensado diariamente nesse objetivo ajude (e muito!) para avançar gradualmente e nutrir a sensação de missão comprida. Estamos realmente a investir e a verificar que algo se modifica!

 

 

 

Estejam atentos aos pequenos momentos pelos quais devemos agradecer. Muitas vezes, e falo por mim, apenas  centramos-nos no que queremos mudar e melhorar, não deixando espaço para reconhecer que há factores a valorizar e que o nosso bem-estar não deve estar limitado por esses objectivos. Até porque, quando algo não sucede como o esperado, o melhor será salientar tudo de positivo que conseguimos e manter a perseverança.

 

 

 

 

Experimentem novas atividades sempre que possam, se saírem da vossa zona de conforto ainda melhor. Poderão ter uma boa surpresa e terminar com uma sensação de superação muito gratificante.

 

 

 

Analisem e reconheçam o que torna os vossos dias melhores. Não podemos falar de saúde e bem-estar sem considerar a importância do sono, da alimentação equilibrada e da prática do exercício físico. Talvez uma melhoria a implementar passe por esses três pilares.

 

 

 

Se sentirem essa necessidade, reservem mais tempo para si mesmos, eu por exemplo, considero precioso o tempo que passo sozinha. Preciso desses momentos para carregar energias e repensar o dia. 

 

 

Tentem, muito a sério, pensar positivo. Interfere no nosso desempenho cognitivo e pelo menos torna o momento de expectativa mais entusiasmente e não desperdiçado em dúvidas e previsões negativas.

 

 

 

Estas são algumas ideias que talvez façam sentido para vocês, o que importa é  procurarem as que possam funcionar e fazer a diferença ;)

 

 

 

 

 

 

 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    camellia 27.12.2016 19:50

    Oh, muito obrigada! :)
  • Comentar:

    CorretorEmoji

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.