Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Camellia

Ideias Sustentáveis

Ideias Sustentáveis1.png

 

 

Pouco é o tempo que precisamos de dispensar para tomar consciencia e assim alterar alguns comportamentos que contrariam o conceito de sustentabilidade. De modo a respeitar e poupar os recursos extinguíveis, simples medidas involucradas no nosso quotidiano podem contribuir para  reduzir, reutilizar e reciclar.

 

Cada vez encontro mais vantagens em reduzir. As compras são frequentemente impulsionadas por um estado emocional que genera vontade de consumir. Em outros momentos queremos convencer-nos de que precisamos de mais quando na realidade o que temos é suficiente, ou mais que suficiente. Vamos ao menos pensar no trabalho que temos em arrumar e organizar todos os objectos que vamos juntando! Planear ajuda a minimizar gastos e a efectuar escolhas mais acertadas. Sobre o que tém a mais, já sabem, doar a quem precisa e vender. Até pode correr bem e sites de venda não faltam.

 

Reutilizar implica por vezes alguma imaginação dependo do material em questão. Algo muito fácil de aplicar que permite reutilizar a água é deixar uma bacia sempre guardada no quarto de banho de modo a não desperdiçar a água fria que corre antes de aquecer.

 

Fechar a torneira enquanto lavamos os dentes.

 

Desligar as triplas, aparelhos e interruptores quando não usufruimos do seu uso.

 

Aproveitar o reverso das folhas ou até mesmos aquele espacinho em branco que ainda pode dar jeito para apontar algum contacto ou outra pequena nota.

 

Separar o lixo para a reciclagem, não esquecer os óleos alimentares, estes danificam os canos e dificultam o tratamento das águas. Consultem o site da Agência Portuguesa do Ambiente e saibam mais sobre a reciclagem do óleo e outros elementos.

 

Trocar o uso de sacos de plástico por sacos de pano.

 

Se possível optar por produtos elaborados com material reciclado.

 

Comprar a granel evita acumular plástico e permite reutilizar imensas vezes os recipientes em vidro, material que traz menos impacto ao ambiente. Este pode ser reciclado infinitas vezes sem perder qualidade ou pureza do produto. A sua decomposição não prejudica o ambiente devido aos materiais usados.

 

Também no aspecto da conservação apresenta pontos fortes, uma vez que é inerte, não reage quimicamente e resiste a mudanças de temperatura, carga, humidade, permitindo que o produto mantenha todas as suas qualidades. Adicionamos ainda a componente estética (apelativa) e versátil.


Optar por esta estratégia de compra permite seleccionar uma medida mais ajustada ao que precisamos e poupar no caso, por exemplo, dos frutos secos e especiarias. Para além das mercearias tradicionais, parece que também o Intermaché, Jumbo e Continente possibilitam esta opção em modo self-service. Como devem ter percebido não é uma medida que ainda tenha aplicado, mas considero sem dúvida experimentar. 

 

 (se quiserem aprender uma forma gira de fazer rótulos para as embalagens visitem este link!) 

 

Adicionavam alguma sugestão que aplicam no vosso dia-a-dia? :)

 

 

 

 

 

17 comentários

Comentar post