Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Camellia

5 passos para uma vida mais saudável

be1d32f10942757c58e913f082abbbc8.jpg

 

Antes de falar sobre alguns tópicos, importa frisar que para que se dê a mudança temos de passar da intenção à acção! Temos de estar motivados e insistir em criar espaços na nossa rotina onde sejam implementadas atitudes e comportamentos que promovam a nossa qualidade de vida. 

 

Alimentação

 

À parte da panóplia de dietas que existem, falo aqui de uma mudança de hábitos alimentares gradual, que pode ter como base simples alterações como:  

 

fazer cinco a seis refeições diárias, evitando os picos de fome que nos levam a querer ingerir alimentos mais calóricos que serão rapidamente absorvidos . Levem sempre um snack saudável na bolsa de forma a resistir àquelas gulodices, que quando ingeridas em excesso, nos fazem tão mal!

 

diminuir ingestão calórica durante o dia, tentar reduzir a ingestão de alimentos processados, carregados de açúcar, gordura saturada,trans, corantes e conservantes. 

 

reduzir quantidade de comida no prato (parece que usar pratos azuis ou vermelhos acabam por interferir e levar a que optemos por ingerir menor quantidade de comida)

 

beber 1,5 l de água por dia. Eu por vezes não consigo, mas tenho feito o esforço para me lembrar de beber mais água ao longo do dia. 

 

Sono

 

O sono é um factor muito importante que ajuda a fortalecer o sistema imunitário e que contribui para o equilíbrio do nosso organismo a vários níveis. Estudos relacionam a carência de sono com certas patologias e situações problemáticas como cancro, diabetes, hipertensão, obesidade, depressão, doenças cardiovasculares e degenerativas, infecções, lapsos de memória e acidentes.

 

Apesar de se conhecerem todas estas possiveis consequências, a nível europeu somos os que dormem menos e quase metade sofre de insónias. Solução: contar carneirinhos? Não ;) , mas podemos:

 

criar uma rotina antes de deitar

 

não fazer sestas nas oito horas que precedem o sono

 

não ver tv nem utilizar smartphones e tablets antes de dormir, uma vez que a luz que estes parelhos produzem interfere na produção de melatonina (hormona que influencia o ciclo sono-vigília)

 

 

 

Sorrir mais

 

O sorriso é o primeiro elo de interação com um estranho e é um meio primordial na demonstração de afecto. Algumas das vantages de sorrir são: 

 

Reforça sistema imunitário

Torna-nos mais actrativos

Alivia o stress pela libertação de endorfinas

Promove o humor e a ligação como os outros

 

 

Aceitar o que somos

 

 Precisamos de olhar para nós e perceber que para além das imperfeições , que TODOS temos, é necessário valorizar e desenvolver o pontos positivos. Não percam tempo a olhar para o lado e com comparações. Cada um tem o seu background e todo um rol de caracteristicas, físicas e psicológicas que nos torna únicos. Importa aceitar e cuidar , tirar tempo em que nos dediquemos exclusivamente ao nosso corpo e mente, momentos em que nos possamos mimar.Promover a auto-estima faz-nos sentir bem melhor e essa sensação de bem-estar levará a vários situações positivas!

 

Manter a ordem

 

Este é um daqueles pontos que está muito presente na minha vida. Meia volta estou eu a desarrumar para arrumar, separar roupa e outro tipo de bens materiais para dar. Para além de ajudarmos contribuimos para que o espaço que nos rodeia fique mais funcional e "leve", dando espaço para apenas o útil e essencial! Penso que para além de uma sensação de controlo, contribui para um maior equilíbrio, desapergarmo-nos do que já não usamos para deixar entrar "coisas" novas. Para mim chega mesmo a ser uma tarefa relaxante e se acompanhar com boa música ainda melhor.

 

 

Estes foram os passos que seleccionei para hoje!  Talvez tenham dado a falta de um SUPER importante, a prática de exercício físico! Bem esse quero abordar de forma isolada para vos falar também da minha experiência relativamente recente. 

 

 

 

 

 

2 comentários

Comentar post