Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Camellia

Um passeio... por Viana do Castelo

Viana estação 2.JPG

 Imagem captada à chegada na Estação de comboios de Viana

 

 

Consegui (finalmente) fazer uma selecção das fotos que tirei aquando a minha visita a Viana do Castelo no início deste mês. Viana é daquelas cidades que tenho sempre vontade de revisitar e conhecer melhor, organizada, repleta de cantinhos agradáveis para estar e fácil de percorrer a pé. Para além de outros pontos fortes de que falarei adiante ! 

 

 

Viana 2.JPG

Viana 3.JPG

 

Começamos então com uma das praças mais emblemáticas, a Praça da República, situada no centro histórico da cidade. Aqui encontramos a antiga sede do município (na primeira foto em frente), a qual é actualmente utilizada como galeria de arte e espaço para eventos culturais como mostras de artesanato e pequenas feiras.  Para além dos Antigos Paços do Conselho, situa-se também aqui a quinhentista Casa da Misericórdia e o chafariz do mesmo século. 

 

Na segunda foto (o outro lado da praça) encontramos o Caramuru, uma escultura criada para homenagear um navegar Vianense com o mesmo nome e ainda o Museu do Traje , no qual decorre uma exposição permanente "A lã e o linho no traje vianense" e se encontram os tradicionais trajes vianenses e não só. 

 

Uma praça muito agradável com esplanadas espaçosas e  bom atendimento.  Numa das ruas que dá até à avenida central, Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, damos com a tradicional confeitaria Natário , que conta já com 70 anos de história, reconhecida pela pastelaria fina. Uma das especialidades obrigatórias é a bola de berlim! 

 

 

confeitaria Natário 1.JPG

 

 

 

Viana 5.JPG

Viana 7.JPG

 

Agora a Praça da Liberdade, uma praça moderna juntinha ao Rio Lima onde encontramos um monumento alto e imponente dedicado ao 25 de Abril. De modo a embelezar e a complementar a obra existem 40 bicos de chafariz em frente que representam o número de freguesias de Viana.

 

Como vêm na primeira foto encontramos também dois edifícios com serviço de restauração. É agora que vos digo onde têm de ir almoçar ou jantar quando forem até Viana...Tasquinha da Praça!! Não tenham dúvidas, a oferta é variada, bom preço, óptimo atendimento e localização e a comida... muito boa. Com pouco mais de ano e meio de existência este restaurante já é um sucesso. Para além da minha recomendação encontram muitas outras, acedam aqui ao site e fiquem a saber mais sobre o espaço. 

 

Viana 8.JPG

 

E a sobremesa ? Uma das minhas preferidas...de comer e chorar por mais!!

 

Profiteroles Tasca da Praçinha.jpg

 

Ao lado desta Praça encontramos a Marina de Viana onde se encontra o famoso navio Gil Eanes .

 

Viana1.JPGViana 6.JPG

 

 Da Praça da Liberdade temos uma vista panorâmica da cidade,  alcançando a avenida central , monte de Santa Luzia e Basílica, apelidada pelos vianenses como a Princesa do Lima. 

 

Claro que não podiamos ir embora sem conhecer de perto o ex libris da cidade. Fomos então apanhar o Funicular de Santa Luzia ou elevador, como quiserem e seguir até lá cima! Esta viagem de funicular é a mais longa do país (650m em 6/7 minutos) 

 

Viana 4.JPG

 

Adorei ! Vale mesmo a pena!!  O bilhete de ida e volta custa €3 e a frequência é praí de 10/15 min. 

 

Ao chegar temos esta visão...

 

Basílica de Santa Luzia.JPG

 

Monte de Santa Luzia1.JPG

 

 

E um panorama espectacular  da cidade, rio e mar! Não é por acaso que é considerado um dos miradouros mais belos do Mundo!! Não podia deixar de ir até ao zimbório , a parte mais alta e exterior da cúpula da Basílica onde temos uma vista de 360º!! Só vos digo...uauuu!! É maravilhoso !

 

 

Viana 9.JPG

Viana 10.JPG

Viana 11.JPG

Viana 12.JPG

 

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.