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Camellia

Stop the Clock

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 Num quotidiano pautado por ansiedade e tensão interessa alterar hábitos nocivos que nos levam a situações de grande desgaste. 

 Sugiro assim algumas mudanças fáceis de implementar, para que possamos combater o stress do dia-a-dia e alcançar um estilo de vida mais saudável, com mais equilíbrio e energia.

 

1. Hidratação


A ingestão de água ao longo do dia melhora os processos metabólicos, contribuindo para que os nutrientes e o oxigénio cheguem de modo mais eficiente aos músculos e orgãos. Desta forma os nossos músculos funcionam melhor!


A ingestão diária de água recomendada não é igual para todos. A prática de exercício físico, massa corporal e até o tipo de clima  são fatores que influenciam a quantidade ideal de água que devemos ingerir.


2. Nutrição


Opte por uma alimentação diversificada.


Deve tomar sempre um bom pequeno-almoço, incluindo proteína, vitaminas (como a C) e minerais (como o Ferro). Pode incluir ovos,duas fatias de pão integral torrado e iogurte grego magro, por exemplo. Os níveis de açúcar manter-se-ão estáveis ao longo dia e o metabolismo acelerado.
Os vegetais e a fruta são alimentos ricos que atribuem maior qualidade aos processos energéticos.


Evite comida rápida, carregada de açúcar e gorduras saturadas, provoca níveis irregulares de açúcar no sangue e assim maior sensação de fadiga ao longo do dia.


3. Exercício físico


A prática regular de exercício físico contribui para que tenhamos mais energia diariamente. O tempo despendido e o cansaço valem a pena e tém realmente efeitos muito positivos na saúde em geral como muitos estudos comprovam. A melhoria da qualidade do sono é mais um exemplo.


Outros truques a implementar


Evite bebidas com cafeína depois das 17h, de modo a não afetar o sono.


Fixe um período certo para realizar projetos e obrigue-se a respeitá-los. Mais horas de trabalho não representam maior produtividade.


Organize a sua secretária após finalizar o seu trabalho para que no dia seguinte consiga concentrar-se mais facilmente e processar a informação de modo mais eficaz.


Aprenda a dizer que Não sempre que o tiver de fazer, evitando irritação e ressentimento.


Relaxe quando for tempo de relaxar, não esteja sempre a verificar e-mails. Deve aproveitar o tempo livre para fazer o que gosta. Quando voltar ao trabalho notará maior criatividade e produtividade.


Evite o consumo de álcool três a quatro horas antes de dormir, depois de ser metabolizado cria um aumento de adrenalina que leva a que acorde durante a noite.



Espero que estas dicas  vos sejam úteis!