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Camellia

Sleep Tight

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Uma boa noite de sono é vital para que possamos desempenhar as actividades do dia-a-dia com a melhor disposição. No meu caso dormir menos de 8/9 horas (bem dormidas) é um caso sério, sinto-me a funcionar a carvão e acordo com um humor daqueles! É certo que interfere inevitavelmente com o nosso bem-estar, não fosse o sono uma necessidade básica.

 

Para além de menos sociável,  há o maior risco de desenvolver diabetes,infecções, hipertensão, depressão e obesidade. Não sei se notam o mesmo, mas depois de poucas horas de sono noto que tenho mais apetite durante o dia e especial necessidade de comer gulodices, com menor filtro. A nível cognitivo notamos maior dificuldade a nível da atenção, memória, linguagem, raciocínio e em situações que impliquem tomada de decisão. 

 

Nas últimas semanas adormecer na hora pretendida não tem sido fácil, pareço um panado, de um lado para o outro, por isso aproveitei também para rever algumas medidas que me podem ajudar a adormecer com mais facilidade. 

 

Evitar comer alimentos processados, ricos em gordura e açúcar que irão dificultar o processo digestivo, provocar azia e desconforto durante a noite. Ingerir, como se sabe, bebidas estimulantes como o café ou determinados chás também não é recomendável. 

 

Experimentar fazer respiração diafragmática, uma medida eficaz para relaxar de modo rápido. Por vezes faço e ajuda. Esta estratégia consiste em inspirar profundamente de forma a encher o abdómen e expirar com calma. De modo confortável colocam a mão sobre a barriga, próxima ao umbigo, inspiram de forma profunda até sentir o ar expandir dos pulmões para o abdómen e expiram lentamente. Depois de alguns minutos de repetição notam que ansiedade é menor. 

 

 

Reduzir o tempo de exposição à luz proveniente de aparelhos como a tv, smartphones ou tablets. A luz emitida dá um sinal equívoco ao nosso organismo, interferindo com a produção da hormona implicada na regulação do ciclo sono-vigília, a melatonina.  

 

Não permanecer na cama, caso estejam deitados sem conseguir adormecer não convem permanecer muito tempo. A cama deverá estar associada a um momento de descanso e se continuarmos a persistir sem sucesso aumentamos a ansiedade. Quando realmente me apercebo que não consigo levanto-me um pouco, vou até cozinha, por vezes até para aquecer um leite. Olhar constantemente para as horas e pensar no que já não vamos dormir também não é benéfico. 

 

A aromaterapia é uma terapia alternativa que recorre a óleos essenciais de modo a provocar efeitos benéficos. Colocar um difusor no quarto com um aroma de lavanda, por exemplo, pode ser uma boa opção uma vez que tem acção tranquilizante e é indicado em casos de insónia por aliviar a tensão. Ainda não me tinha ocorrido esta medida mas talvez experimente. 

 

Tornar o ambiente calmo sem distrações e ao vosso gosto de modo a estarem mais confortáveis! 

 

A higiene do sono é fundamental e algumas destas medidas podem realmente ajudar :) 

 

 

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