Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Camellia

Get stuff done

04d3d2ad9ccd412a041d78dad57a03b9.jpg

 

A vontade de recomeçar em Setembro pode também passar por repensar e promover novas e melhores medidas para potenciar a capacidade de produzir e alcançar objectivos, day by day. Reuni então algumas propostas que me parecem ser muito úteis nesta procura de uma rotina de trabalho/estudo mais produtiva.

 

Simplificar pode realmente ajudar quando alguma tarefa nos deixa mais ansiosos. Precisamos por vezes de “desconstruir” esse receio encarando-o com maior descontração e optimismo. Começar é o primeiro passo e podemos por exemplo desdobrar a tarefa para que custe menos e até possamos pedir alguma ajuda mais tarde. Importa também aceitar que mesmo de modo imperfeito interessa prosseguir e tentar!

 

Logo pela amanhã um mau hábito a evitar é correr para as redes sociais, e-mail e toda essa panóplia tecnológica. Devemos começar devagar e tentar contornar aquele frenesim matinal recorrendo a qualquer meio que vos faça relaxar. Seja um pequeno almoço pausado e delicioso, um pouco de música para motivar, meditar ou ler mais um pouco de uma página por terminar. É essencial encontrar uma rotina matinal que encaixe e que nos torne mais receptivos para o que chega durante o dia.

 

 

Planear as tarefas, até certo ponto pode ser positivo. Escrever todos os dias o que precisam de fazer no dia seguinte, colocando, por exemplo, as prioridades no topo da página e escrever também (porque não) frases que remetam para afazeres para descontrair nos momentos de pausa!

 

Organizar o espaço de trabalho, sim eu insisto muito nesta palavra, porque acho fundamental , seja no vosso espaço de estudo ou trabalho, manter tudo minimamente organizado. Simplifica as vossas tarefas, quando procuram sabem de antemão onde encontrar, perdem menos tempo e diminui a probabilidade se stressar porque não sabem do papel X com os dados Y.

 

Estudos  têm relevado que a melhor altura para fazer tarefas que exigem maior concentração e empenho devem ser feitas nas primeiras horas do dia. Neste aspecto posso concordar, contudo penso que aqui deve haver lugar para cada um encontrar o momento do dia em que se encontra mais disponível e motivado para certos afazeres. Todos temos horários e ritmos diferentes e é dentro dessas variáveis que devemos encontrar os momentos mais ou menos produtivos.

Escusado será dizer que quando precisamos de foco há que eliminar tanto quanto possível elementos distratores, como o smartphoneesta é para mim

 

Saber dizer…não! Nesta sou especialista, aprendi com o tempo que não podemos dizer sempre que sim a tudo e a todos, temos que pesar as prioridades e saber quando de facto não podemos ceder a determinada vontade ou oportunidade Este ponto é muito particular porque há sempre alguma dificuldade em dizer não e em ouvi-lo também, por vezes não há quem entenda e se tente colocar no “nosso” lugar.

 

 São adeptas de alguma em particular?

 

2 comentários

Comentar post